8.6.16

Curso profissionalizante gratuito de cozinha com inscrições abertas até 17/6


A carreta do programa Via Rápida traz ao Centro de Embu das Artes a partir do dia 27/6 (segunda-feira) o curso profissionalizante gratuito de “Produção Alimentícia - Auxiliar de Cozinha”, com 60 vagas, sendo 20 para cada período: manhã, tarde e noite. A duração é de 1 mês.

Para se inscreverem, os interessados devem acessar o site http://www2.viarapida.sp.gov.br/viarapida/cadastrese.jsp até dia 17 de junho, preencher um formulário com os seus dados pessoais e escolher a opção “Auxiliar de Cozinha” em uma relação com todos os cursos oferecidos pelo programa. Em seguida, é só enviar o pedido de inscrição pelo próprio site.

Podem participar pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no estado de São Paulo. Será dada prioridade aos candidatos que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas de baixa renda com maiores encargos familiares.

Os selecionados serão informados por meio de carta ou telegrama enviados pelos Correios.

Em parceria com a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Qualificação Profissional, o Via Rápida Emprego é um programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Carreta do Via Rápida
Curso: Produção Alimentícia - Auxiliar de Cozinha
Inscrição até 17/6 no site: http://www2.viarapida.sp.gov.br/viarapida/cadastrese.jsp
Vagas: 60 (20 por período)
Início: 27/6 em dias úteis
Duração: 1 mês

Telefones para informação: 4785-3641/3584/3643 ou 4704-2005


Fonte: Site Prefeitura de Embu das Artes

19.5.16

Casal declina a compra de um iate e com o dinheiro financiam a universidade de 26 crianças.Se esta moda pega teremos um mundo mais justo.Não acham?

É interessante (e muito gratificante)  ver que as pessoas começam a mudar a forma de pensar em detrimento da necessidade dos outros. Comprar um iate novo seria algo extremamente egoísta, pensou o casal Marty Burbank e Seon, após refletir muito sobre o assunto.
Divulgação
Divulgação
Casal desistiu de comprar iate para fazer uma boa ação
O dinheiro que eles gastariam nesse "presentinho" daria, por exemplo, para financiar a universidade de 26 crianças do jardim de infância da escola Rio Vista Elementary School, na Califórnia. E foi exatamente isso que eles resolveram fazer.
O casal tem uma razão especial, eles foram os primeiros de suas famílias a conseguir fazer faculdade, o que torna isso muito especial. Ele é formado em Direito e veterano da Marinha americana, já Seon é professora na Universidade de Vanguard.
“Todos dizem que fazer uma doação deste tamanho é doloroso. É verdade. Contudo, nós sentimos que é o melhor investimento que poderíamos fazer”, pondera o casal.
Marty e Seon sabem o valor da educação e das portas que os estudos podem abrir. Leia o depoimento completo do casal aqui.
Fonte:  - Atualizado em 

Geladeira solidária oferece comida a moradores de rua em Porto Alegre.Olha que ideia boa, para ser espalhada.


Reportagem de:  - Atualizado em 

A geladeira é abastecida com doações dos próprios moradores da cidade

O desperdício de alimentos é um problema global: de acordo com dados da ONU, pelo menos um terço de toda a comida produzida no mundo acaba no lixo. Ao mesmo tempo, cerca de 800 milhões de pessoas passam fome diariamente, conforme informou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Para ajudar a mudar essa realidade, a equipe da empresa Smile Flame criou no final do ano passado o projeto "Rango Generoso", que consiste em uma geladeira solidária que reúne refeições a pessoas em situação de rua em Porto Alegre (RS). A ideia é que os próprios cidadãos coloquem doações de alimentos diariamente no local.
Em entrevista ao Catraca Livre, a publicitária e participante da iniciativa Victória Kern, de 21 anos, afirma que a repercussão tem sido muito positiva. "Os moradores do bairro se engajaram muito. Sabemos de pessoas que vêm dos outros cantos da cidade só para colocar comida na geladeira", conta.
Reprodução/Rango Generoso
O projeto recebe a apoio dos moradores de Porto Alegre
No início, os idealizadores da ação colocaram um frigobar na rua em frente ao local em que trabalhavam, mas o objeto foi furtado ainda no final de 2015, duas semanas depois da inauguração. Após o caso, muitas pessoas se disponibilizaram para ajudar o projeto, que hoje já conta com uma geladeira maior para comportar os alimentos.
"É lindo ver a geladeira cheia de comida e depois, quando passamos novamente por lá, ver que já está vazia", completa Victória. Ela conta ainda que o objetivo é expandir o projeto para outras áreas da cidade e também para as demais regiões do país.
Fonte:Catraca Livre 

Programa oferece 225 bolsas de estudo em colégios renomados

Estão abertas as inscrições do processo seletivo do Ismart, que escolhe anualmente alunos da rede pública de ensino para bolsas de estudos em escolas particulares de excelência em São Paulo e no Rio de Janeiro. Este ano serão oferecidas até 225 bolsas integrais.
A bolsa inclui uniforme, material didático e ajuda de custo para transporte e alimentação. Após concluírem o ensino médio, os estudantes poderão participar do Programa de Desenvolvimento do Ensino Superior  e ganhar uma bolsa-auxílio.
Reprodução
Reprodução
Colégio Objetivo é uma das escolas parceiras com bolsas disponíveis
Podem se candidatar às vagas estudantes matriculados no 7º ano e no 9º ano do ensino fundamental, com bom rendimento escolar. As inscrições gratuitas devem ser feitas neste link até o dia 15 de julho, pelo próprio candidato ou por um professor que deseje indicar seus alunos.
O processo seletivo tem cinco etapas: teste on-line, prova presencial, entrevista individual, visita domiciliar e dinâmica de grupo.
Para os alunos do 7º ano, o Ismart oferece o Projeto Alicerce, um cursinho preparatório para o ensino médio, com dois anos de duração, cujas aulas ocorrem no contra turno da escola pública. Já os estudantes do 9º ano aprovados no processo seletivo terão bolsa para cursar o ensino médio nas escolas particulares parceiras do Projeto Bolsa Talento.
Para se candidatar, o aluno deve vir de família com renda per capita de até dois salários mínimos (no máximo R$ 1.760 por pessoa). O aluno precisa ter no máximo 13 anos completos, se matriculado no 7º ano, e no máximo 15 anos completos, se matriculado no 9º ano. O último critério é o de não haver repetência no histórico escolar.
Quais são os colégios?
Os colégios parceiros do Projeto Alicerce são: Bandeirantes, Objetivo e Santo Américo (São Paulo); Objetivo e Poliedro (São José dos Campos); e pH e São Bento (Rio de Janeiro). Neste projeto, são oferecidas 55 vagas em São Paulo, 40 em São José dos Campos e 35 no Rio de Janeiro.
O aluno aprovado para o Projeto Bolsa Talento poderá cursar o ensino médio em uma das seguintes escolas em São Paulo (Arquidiocesano, Etapa, Lourenço Castanho, Móbile, Objetivo ou Poliedro), Cotia (Sidarta), Sorocaba (Uirapuru) e Rio de Janeiro (Pensi ou pH). Neste projeto, são oferecidas 40 vagas em São Paulo, 10 em Cotia, 10 em Sorocaba e 35 no Rio de Janeiro.
Fonte: Catraca Livre

MoMa de Nova York oferece curso on-line gratuito sobre fotografia

O MoMa (Museu de Arte Moderna) de Nova York, nos Estados Unidos, irá oferecer, a partir do dia 16 de maio, um curso on-line e gratuito sobre fotografia.
Seeing Through Photographs (Enxergando Através de Fotografias) é composta por seis sessões que podem ser assistidas de acordo com a preferência de cada estudante. As aulas, baseadas no acervo fotográfico do museu, serão ministradas pela curadora Sarah Meister. O curso também contará com entrevistas em vídeo com especialistas da área.
iStock / RoBeDeRo
MoMa, em Nova York
MoMa, em Nova York
O objetivo é ensinar os estudantes a olhar uma fotografia a partir de uma perspectiva crítica, observando como a técnica foi utilizada ao longo da história. As inscrições devem ser feitas no site da plataforma Coursera.
Fonte: Catraca Livre 

Portadores de deficiência auditiva devem se cadastrar no SMS de Emergência para surdos

Por Gabrielly Sousa | 19/05/2016
012sms
DivulgaçãoO projeto tem como objetivo facilitar o acesso aos sistemas de 190 e 193 para pessoas com deficiência auditiva. 
O Governo do Estado de São Paulo abriu na última segunda-feira (16) o cadastramento de pessoas com deficiência auditiva no programa SMS de Emergência para deficientes.

O projeto tem como objetivo facilitar o acesso aos sistemas de 190 e 193 para pessoas com deficiência. Apenas celulares cadastrados terão acesso aos serviços.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo está atuando como um posto de cadastramento de surdos para acesso aos sistemas de emergência da PM. Cadastrando o celular o cidadão com deficiência poderá usar o SMS para pedir socorro à PM e aos Bombeiros com mais facilidade.

Os interessados devem comparecer ao posto de cadastramento com CPF, RG, endereço e o número de celular em mãos para efetuar o cadastro. Interpretes de libras estarão presentes para auxiliar.

Serviço


Cadastramento - SMS de Emergência para Surdos

Data: a partir de 16 de maio de 2016

Local: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP - Próximo à Estação Palmeiras - Barra Funda do Metrô e CPTM

Informações: (11) 5212.3755 - e-mail: violenciaedeficiencia@sedpcd.sp.gov.br
Fonte: Site jornalananet.com.br

16.5.16

De graça e on-line, ferramenta edita textos dentro das normas da ABNT

Quem nunca se descabelou para formatar um texto de TCC? Para facilitar a vida dos estudantes, a startup de Curitiba (PR) Menthor.co desenvolveu um editor de texto em ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) totalmente gratuito e on-line.
A ferramenta ajusta textos acadêmicos que tenham como referência a ABNT. De acordo com o fundador Daniel Antar, na versão disponível é possível baixar um arquivo do Word após o preenchimento dos dados. O editor completo ainda está em desenvolvimento.
Reprodução /Menthor
Reprodução /Menthor
Não precisa mais ficar confuso
O usuário irá inserir os dados que possui, e conforme for completando a referência nos campos, um Preview situado logo acima dos boxes irá se atualizar em tempo real, permitindo ao usuário a obtenção de um feedback imediato do que está ocorrendo, sem deixá-lo perdido em nenhum momento.
Clique aqui e comece a usar agora mesmo!
Fonte: Catraca Livre 

Ferramenta resolve exercícios de cálculo e mostra o passo a passo

Passei Direto, rede acadêmica que busca conectar universitários e seus conhecimentos, lançou um serviço chamado Exercícios Resolvidos. Voltado para os estudantes de exatas, a ferramenta traz os principais livros sobre matemática, física, cálculo, química e contabilidade com aproximadamente 25 mil soluçõespasso a passo produzidas por professores especialistas.
O objetivo é auxiliar todo o processo de aprendizado, uma vez que 96% dos estudantes dessa área usam exercícios para estudar (de acordo com pesquisa realizada pelo Passei Direto).
Reprodução
Reprodução
Serviço traz questões dos livros universitários mais populares solucionadas passo a passo
Entre os principais temas abordados estão: matemática financeira, limites de funções, engenharia de materiais, mecânica, termodinâmica, contabilidade, princípios da química, álgebra entre outros.
Até o momento a rede disponibiliza 28 dos livros mais populares nas universidades e a expectativa é ter em torno de 50 obras até junho. As soluções vão sendo acrescentadas aos poucos, mas todas serão resolvidas na íntegra.
O Exercícios Resolvidos estará disponível gratuitamente por 30 dias para quem se cadastrar até o fim de abril. Após essa data passará a custar R$14,90 no plano mensal e R$10,90 por mês no plano anual. O Passei Direto continua tendo o conteúdo colaborativo gratuito que já conta com mais de 1 milhão de documentos na rede.
Fonte:Catraca Livre 

Conhece o 'MECFlix'? Aulas on-line ajudam na preparação para o Enem


O MEC (Ministério da Educação) lançou em abril uma plataforma que promete auxiliar os estudantes que farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2016. Batizado de Hora do Enem, o site gratuito traz diversos recursos de estudo, entre eles o MECFlix.
Este “Netflix do Enem” trata-se de uma biblioteca on-line com vídeos que contemplam as diferentes matérias. O acesso será a partir de 30 de abril.
Além das aulas pela internet, os alunos interessados poderão assistir videoaulas diárias pela TV Escola. Outros 40 canais entre TVs universitárias e redes estaduais, irão reproduzir o programa.
Para melhorar ainda mais os estudos de preparação, a plataforma promove simulados virtuais para os alunos que estão no 3º ano do ensino médio. A primeira prova será no dia 30 de abril. Os próximos simulados são em 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.
O aluno terá acesso à nota final de cada simulado, qual é a nota de corte do curso que deseja e quanto falta para atingi-la. O mais legal é que o estudante também vai receber um plano de estudos atualizado.
Caso o estudante não tenha condições de realizar o simulado em computador próprio, o MEC vai disponibilizar 120 mil vagas nas instituições de ensino. Os interessados precisam se inscrever para os locais de prova por meio da plataforma.
Clique aqui e bons estudos!
Fonte:Catraca Livre 

Site oferece bolsas de estudo em milhares de cursos no Brasil

Já conhece o Quero Bolsa? O site concentra milhares de ofertas em mensalidades de universidades espalhadas pelo Brasil todo, com bolsas que variam de 10% a 80%. Além disso, há a possibilidade de conseguir bolsas integrais.
As bolsas valem para todo o período do curso. Você pode escolher uma faculdade de sua reunião e o curso de seu interesse. Clique aqui para conferir.
Divulgação
Divulgação
Universidade Anhembi Morumbi é uma das que oferecem bolsas
Caso a instituição que deseja não tenha oferta de bolsas, você pode negociar o seu desconto, informando a faculdade o que pretende estudar e o quanto pode pagar de mensalidade. O Quero Bolsa faz essa ponte e tenta uma proposta.
Ficou interessado? Veja neste passo a passo como se inscrever e conseguir sua bolsa.
Fonte: Catraca Livre 

Rihanna dará bolsas de estudo nos EUA para universitários brasileiros


A cantora Rihanna anunciou a criação de um fundo escolar através de sua ONG Clara Lionel Foundation. Estudantes do Brasil, Estados Unidos, Barbados, Cuba, Haiti, Guiana e Jamaica - que foram aceitos para estudar em uma universidade norte-americana no período 2016/2017 -  podem concorrer às bolsas de estudo.
As bolsas concedias têm valores entre 5 e 50 mil dólares e poderão ser renovadas por até três anos adicionais. Não há um número de vagas fechado, além disso, o critério de seleção para o programa é a necessidade dos estudantes.
Os pedidos de concessão estão abertos e seguem até 10 de junho de 2016. Uma comissão selecionará 50 finalistas com base no desempenho acadêmico, liderança demonstrada e participação em atividades escolares e comunitárias. Os vencedores das bolsas de estudo serão anunciados em agosto de 2016.
Saiba mais informações clicando aqui.
Fonte:Catraca Livre 

Instituição da Itália oferece bolsas de estudo para brasileiros

Brasileiros interessados em estudar na Itália, essa oportunidade é para vocês! ATurin School of Local Regulation (TSLR) oferece bolsas de estudo no programaInternational Summer School. As vagas ofertadas são para cursos de administração de serviços públicos.
Com duração de duas semanas, o curso será ministrado na cidade italiana de Turin. As aulas estão previstas para acontecer entre 5 e 16 de setembro deste ano. O programa cobre taxas do curso e hospedagem, exceto alimentação e transporte.
iStock/Marco Saracco
iStock/Marco Saracco
Curso seré ministrado na cidade italiana de Turin
Ficou interessado? Podem participar estudantes do último ano de graduação, que cursem pós-graduação ou profissionais que atuem na administração pública. A seleção será feita mediante análise do currículo acadêmico e histórico profissional do candidato.
As inscrições on-line seguem até o dia 5 de junho. É preciso preencher um formulário e enviar um currículo em inglês. Além disso, a participação só será confirmada após um depósito de 150 euros, que serão devolvidos no término do curso. Clique aqui para saber mais.
A divulgação dos aprovados sairá até 17 de junho.
Fonte: Catraca Livre

Universidade em Toronto oferece bolsas de até 14 mil dólares canadenses

Já pensou em estudar no Canadá? A instituição de ensino superior Humber College, que fica em Toronto, está oferecendo bolsas de estudo em mais de 150 cursos de graduação. Os cursos contemplados têm início previsto para setembro de 2016.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de maio diretamente no site da universidade. Os interessados precisam, antes de tudo, estar inscritos em um doscursos de graduação da instituição. Veja aqui.
Instagram/toptorontophoto
Instagram/toptorontophoto
Humber College oferece bolsas de estudo em Toronto
O aluno vai preencher um formulário de solicitação de bolsa e enviar alguns documentos, como histórico escolar, notas de vestibulares e provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e teste comprobatório de fluência em inglês (TOEFL e IELTS). Vale lembrar que alguns dos cursos podem pedir testes específicos, como a elaboração de uma redação.
Clique aqui e saiba como se inscrever.
A Humber College oferece duas vagas para bolsa integral (no valor de 14 mil dólares canadenses) e duas vagas para bolsas parciais (no valor de 5 mil dólares canadenses).
Fonte: Catraca Livre 

Faculdade SESI está com inscrições abertas para oficinas gratuitas em SP

Recém-criada, a Faculdade SESI de Educação está com inscrições abertas para oficinas e cursos de extensão em São Paulo. Uma delas é a oficina de Introdução ao Universo FAb Lab para Educadores, totalmente gratuita.
Voltada para educadores, a atividade tem duração de três horas e o objetivo de apresentar aos participantes os laboratórios de fabricação digital e o funcionamento de máquinas como as impressoras 3D, cortadoras a laser e cortadoras de vinil.
Divulgação
Divulgação
Nova instituição de ensino superior está na Vila Leopoldina
A inscrição para a oficina pode ser feita neste link. Cada turma é composta por até 20 alunos, por isso não perca tempo para garantir sua vaga em uma das datas disponíveis.
A nova instituição de ensino superior funcionará na Vila Leopoldina e está instalada no interior do Centro de Atividades Gastão Vidigal. O local tem 16 salas de aula, biblioteca acadêmica, laboratórios de línguas, informática, matemática, física, química, ciências biológicas e artes, além do inovador Fab Lab Escola SESI-SP.
As primeiras atividades da Faculdade SESI-SP serão oito cursos de extensão, com carga horária variável de 30h a 42h, e quatro oficinas, com duração de três a oito horas, incluindo a atividade gratuita Introdução ao Universo FAb Lab para Educadores.
Fonte: Catraca Livre

Aliança Francesa de Paris oferece curso on-line e gratuito de francês

A Aliança Francesa de Paris está oferecendo um curso de francês on-line e totalmente gratuito voltado a estudantes iniciantes. A novidade foi divulgada pelo site Professor de Francês.

Se você já teve contato com a língua francesa, mas ainda está em um nível iniciante, saiba que o curso tem como objetivo ajudar os participantes a alcançarem o nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.
iStock/extravagantni
iStock/extravagantni
Aliança Francesa de Paris oferece curso gratuito para iniciantes
Para participar é preciso fazer sua inscrição (clique aqui) até o dia 22 de maio. Mesmo assim, as aulas iniciam em 9 de maio e terão duração de sete semanas.
O estudante terá acesso a vídeos, áudios, documentos, textos divertidos e aprenderá sobre gramática e vocabulário aplicados em exercícios. Além disso, será possível se comunicar com outros alunos em francês para treinar.
Todos serão avaliados automaticamente pela plataforma e pelos outros participantes. Ao final das aulas, em 27 de junho, os alunos que participaram receberão um atestado de conclusão com suas notas.
Fonte: Catraca Livre