Com informações da revista Exame
São Paulo, o estado mais rico da federação, reúne o maior número de cidades que ostentam elevado índice de desenvolvimento. Dos 431 municípios que aparecem na lista, aproximadamente a metade está situada em terras paulistas. Entretanto, o topo do ranking tem a cidade de Extrema, sudoeste de Minas Gerais, na primeira posição.
Reprodução
Extrema, no sudoeste mineiro, é exemplo na educação, saúde e trabalho
Educação, emprego e saúde
Com pouco mais de 30 mil habitantes, Extrema reúne todas características de uma cidade do interior mineiro. Pacata, charmosa, com sua pracinha central e igreja. Mas, para além do bucólico cenário, o município se destaca por, por exemplo, empregar 65,7% da população em atividade - porcentagem duas vezes maior que a média nacional. Também erradicou o abandono escolar no Ensino Fundamental e conta com IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 6,1 - superando, de novo, a média de 4,5 do país. Há uma década, a cidade ocupava a 569ª posição.
Mas e os critérios ?
Com notas que variam de 0 a 1, a nota é definida de acordo com três indicadores: emprego e renda, educação e saúde. No primeiro item, a pesquisa analisa questões como o número de empregos formais oferecidos, a absorção de mão de obra local, a renda formal, média salarial e desigualdade social.
Quanto à educação, o levantamento analisa o número de matrículas nas escolas infantis, proporção de abandono do ensino fundamental, distorção idade-série, professores com ensino superior, médica de aulas diárias, além do resultado do Ideb citado anteriormente.
Para a saúde, leva-se em conta o número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, mortes infantis por razões capazes de serem evitadas, além de número de internações sensíveis à atenção básica - o ISAB.
Brasil, um país de todos?
Ainda segundo o levantamento, 60, 3% das cidades analisadas apresentaram desempenho considerado moderado no ranking. Somente
Cerca de 60,3% das cidades analisadas tiveram um desempenho considerado moderado no ranking. Enquanto somente 431 municípios contam com desenvolvimento considerado elevado: 7,8% dos municípios.
Confira a lista completa, clicando aqui.
Fonte: Catraca Livre