7.12.15

Você conhece a Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas? Acesse

Municípios Paulistas

Mapa Site Municípios AF
 O estado de São Paulo situa-se na Região Sudeste do Brasil, possui 248 mil quilômetros quadrados de área territorial e é composto por 645 municípios. A capital é a cidade de São Paulo. A população paulista, a maior do País, é estimada em 42 milhões de habitantes, dos quais 95,94% vivem em áreas urbanas.
Os limites geográficos são os estados de Minas Gerais, ao norte e a nordeste; Paraná, ao sul; Rio de Janeiro, a leste; e Mato Grosso do Sul, a oeste; além do Oceano Atlântico, a sudeste. Para fins administrativos e de planejamento, os municípios estão organizados em 42 regiões de governo, 16 Regiões Administrativas e quatro Regiões Metropolitanas.
A economia estadual é responsável por um terço da riqueza nacional, a segunda mais importante da América Latina e classificada como a 19ª do mundo. Além de liderar o ranque de empregabilidade e de ser o maior mercado consumidor brasileiro, São Paulo destaca-se como importante centro de inovação, ciência e tecnologia do hemisfério sul.
A popularidade do estado é ainda fruto de seu dinamismo cultural e de suas belezas naturais, atributos representados, sobretudo, por 622 quilômetros de praias, que recebem anualmente 21 milhões de turistas, por montanhas recobertas pelo verde da Mata Atlântica, por rios e represas apropriados para esportes aquáticos e pescarias, inúmeras cachoeiras, bucólicas paisagens rurais e, ainda, rica tradição, repleta de bens culturais e de comemorações artísticas, religiosas, esportivas e de lazer. Da totalidade dos municípios, 67 possuem o título de estâncias turísticas, climáticas, balneárias ou hidrominerais.
Os textos sobre os municípios paulistas ressaltam os aspectos peculiares que caracterizam cada localidade, considerando, para isso, suas principais riquezas e curiosidades, entre as quais, títulos promocionais, prêmios, gastronomia, origem do nome, rotas históricas, lavouras, parques, acervo artístico, produção artesanal, exposições e feiras, etc. O foco é valorizar a vocação principal de cada cidade, distinguindo-as entre si.
Dados sistematizados pelo Informativo Cepam complementam os textos. Para cada cidade, são apresentados: área, população, eleitores, Região Administrativa, Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), bacia hidrográfica, receita tributária própria, Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Quota-Parte Municipal do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (QPM-ICMS). Também são fornecidos o nome, partido político e aniversário dos prefeitos e presidentes de Câmara, assim como endereço, telefone, fax, e-mail e site das prefeituras e câmaras.
A publicação A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas, editada pelo Cepam, em 2003, também foi utilizada como fonte de pesquisa, bem como os sites das prefeituras e das câmaras municipais, que funcionaram como guia no rastreamento das informações. Para todas as cidades, a pesquisa buscou informações no site Wikipédia e em portais especializados, como Seade, IBGE Cidades, IGC e os de turismo, com destaque para o da Secretaria de Turismo do governo do estado de São Paulo, Portal Cidades Paulistas e o site Férias.
Confira, no link abaixo, as principais fontes da pesquisa, que abrangem os 645 municípios.As demais, como sites, blogs e vídeos, que tratam de uma única localidade, estão listados no rodapé de cada uma das páginas.
Fonte: Cepam

Nenhum comentário:

Postar um comentário