Reportagem de Clara Caldeira
Falamos aqui de plataformas que utilizaram o princípio do Tinder para temas inusitados como sapatos, notícias, empregos e pets. Agora é a vez do Tinder das eleições. Um estudante do curso de computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) criou uma ferramenta para ajudar as pessoas a decidirem seus votos de uma maneira diferente.
Walter Júnior, 24, elaborou um app que sugere um teste cego, apresentando as propostas dos candidatos à presidência nas eleições deste ano sem revelar quem é o autor do texto. O usuário pode optar por 'vota' ou 'veta' em cada propostas e só então fica sabendo por qual candidato ela foi elaborada.
Inspirado na lógica de funcionamento do app de paquera Tinder, a plataforma cria um ranking que indica, de acordo com seus 'votos', com quais candidatos você tem mais afinidade. Segundo o criador da iniciativa, o algoritmo do app foi desenvolvido para mostrar as propostas de forma aleatória e despersonalizada para que o eleitor possa escolher de acordo com o conteúdo .
O Voto x Veto está no ar há duas semanas e já tem mais de 3 mil usuários. Por enquanto só é disponível para Android, mas a versão para iOS será lançada na próxima semana. Depois das eleições a ideia é desenvolver um outro sistema para acompanhar os quatro anos de governo dos candidatos eleitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário